, ,

[Resenha] As Crônicas Marcianas - Ray Bradbury

21:08



Autor: Ray Bradbury
Editora: Globo Livros
Categoria: Ficção científica, suspense, mistério
Páginas: 304

Sinopse 

As Crônicas Marcianas descrevem a chegada e posterior conquista de Marte pelos colonos terráqueos. Bradbury lançou os contos em separado desde 1942, em forma de pulps. Ao reuni-los nas Crônicas Marcianas, ele faz uma crítica ao grande medo da época (década de 50), a Guerra Nuclear, críticando também as forças políticas antagônicas da época, em plena Guerra Fria.


A obra foi escrita em 1951 e apesar da época em que foi lançada, possui uma escrita bem simples para tratar de um assunto complexo: o ser humano. 

Basicamente tudo gira em torno do domínio dos terráqueos, "graças" a 4ª expedição de astronautas liderada pelo capitão Wilder , sobre o planeta Marte e seus habitantes. A maioria das crônicas acaba se ligando de alguma forma inesperada e trazem situações divertidas, bizarras e outras bem tensas. Um exemplo é o episódio em que um integrantes da quarta expedição se volta contra o próprio grupo em favor do novo planeta. Algumas das reflexões propostas neste capítulo realmente faz o leitor ir mais a fundo no que foi proposto pelo autor, assim como o último capítulo do livro :

"A ciência avançou muito à nossa frente, rápido demais, e as pessoas se perderam na loucura da mecânica, como crianças inventando coisas bonitas, aparelhos, helicópteros, foguetes; dando ênfase aos objetos errados, dando ênfase às máquinas e não à maneira como fazer máquinas funcionar. [...] É isso que o rádio em silêncio significa. Foi disso que fugimos. Tivemos sorte."

Há muito tempo que eu desejava "As crônicas marcianas" na minha estante, não só pelo fato de Ray Bradbury ter uma fama imensa, mas porque eu sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a por ficção científica. E posso dizer em letras garrafais, que o livro é INCRÍVEL! 

Achei que seria um livro super difícil de ler, mas me surpreendi ao ver que a leitura foi bem leve e  que após concluída, fiquei com aquela sensação estranha de êxtase por ter lido algo tão...tão bem escrito, simples e profundo ao mesmo tempo. 



A estória é muito original apesar do tema, Bradbury soube acrescentar muito mais do que qualquer um podia imaginar sobre os marcianos: além de telepatia, transfiguração, navios de areia, arquitetura avançada ...

O final é bem óbvio, já que com o desenrolar de tudo já se consegue ter uma ideia bem clara do destino da espécie humana, mas mesmo assim foi algo digno de mestre. Muito poético, de certa forma, simples e bonito.

Havia muito tempo que não lia um livro que me deixasse com essa sensação estranha de êxtase pós-leitura, então é claro que recomendo fortemente!


                                                                               

Você poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Oi, Jéssica!
    Cara, não conhecia esse livro, mas gostei bastante!
    E quem não é apaixonado por ficção cientifica??
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah é ótimo mesmo. Escrito numa linguagem bem simples, mas ao mesmo genial.
      :)

      Excluir

Instagram Jéssica

Comentários Recentes