, , , , ,

Steven Universo e a quebra de paradigmas

16:43


Não é de hoje que sou fã de desenhos animados e uma animação que tenho acompanhado há algum tempo e não podia deixar de falar aqui no blog é Steven Universo. 

Steven (ou Steven Quartzo Universo) é um garoto diferente, meio humano e meio Gem, que é criado por um trio de super-heroínas, (Garnet, Ametista e Pérola) que possuem pedras mágicas e vivem salvando o Universo. Steven também possui uma pedra (o quartzo rosa) localizada no seu umbigo, que foi herdada de sua mãe (Rose Quartzo), que deu a vida por ele ao dar a luz , porém ainda não sabe controla-lá. O quartzo de Steven é capaz de formar um escudo sobre ele e também lançar esse mesmo escudo como um projétil.

Além dos episódios serem divertidos, o peso (positivo) que Steven Universo traz para a construção de uma nova mentalidade às crianças dessa geração é enorme. Afinal, diversidade e empoderamento é o que não falta.


Steven é um menino sensível e criativo que é criado por um grupo de amigas super-heroínas. Foco no tema do desenho! Aqui o modelo de família é totalmente diferente do habitual, o menino é livre de padrões sociais só porque é o único homem da casa. Ele tem um leão rosa de estimação e é apaixonado por doces de formato de gatinhos.

Steven: um garoto gordinho de cabelo crespo, sensível, tem uma melhor amiga
negra e um leão de estimação rosa.

Acima de tudo, as mulheres são poderosíssimas, diferentes entre si e cheias de personalidade.

Garnet é alta, musculosa , tem cabelo crespo e pele de cor entre o marrom e o vinho, o que mostra junto com os outros traços que é uma personagem negra. Ametista tem estatura baixa, cabelos longos lisos, é gordinha de pele roxa e é a mais animada das Gems; já Pérola é magérrima, possui cabelo curto e é a mais intelectual das três (mas sem o estereótipo dos óculos , god bless!!)



Os outros personagens da série também dão um show de diversidade e humor.

E se você acha que só o enredo era motivo suficiente pra assistir, eu te dou mais outros dois. Steven Universo é a primeira animação do Cartoon Network criada por uma mulher, a Rebecca Sugar, sendo que tal criadora já fez parte da equipe de outra animação super bacana : Hora de aventura! 

Ainda não assisti todos os episódios da primeira temporada, mas Steven Universo já me conquistou completamente e eu garanto que vai conquistar você também.



Ps: Take a look nas roupas nada convencionais de super-heroínas. Puro amor <3




Você poderá gostar também de:

11 comentários

  1. Oii...Eu ainda não tinha ouvido falar nesse desenho, mas pela sua descrição parecer ser bem legal. E como você disse, é bom para a mentalidade e o desenvolvimento das crianças de hoje em dia. Quebra de paradigmas, como citou no título. Eu até me interessei pelo desenho. Vou procurar saber mais dele! Beijos
    http://lucianabotacini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou ser bem sincera: Steven ainda não conseguiu chamar minha atenção :( Amo Hora de Aventura, mas acho que os desenhos da Cartoon já foram melhores. Mas parando pra analisar sua opinião sobre o desenho, é provável que eu dê mais umas chances a ele.

    Beijo | Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cooooom certeza já foram bem melhores mesmo, mas pra mim ainda dá pra levar hahah. E Hora de aventura ainda é meu xodózinho, mas Steven Universo me cativou demais também por essa temática *__*'

      Excluir
  3. Esse desenho é genial, se ele desperta coisas até em mim (que sou adulto) imagine nas crianças.

    ResponderExcluir
  4. Esse desenho é foda. O ritmo do início é lento, mas a cada episódio a trama vai se tornando mais complexa. Diferentemente de Hora de Aventura, assistir EPs aleatórios prejudica muito a experiência de Steven U. Ele é mais continuado, digamos assim...

    Recomendo assistir na ordem. É sério! A forma como os mistérios vão se revelando é simplesmente fantástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim , muit foda *-*. E pois é , já tinha percebido isso. Mas se bem que Hora de aventura ultimamente anda tendo vários episódios nesse estilo também.

      Abraço

      Excluir
  5. Muito bacana seu artigo, Jessica! A autora de ambos os desenhos, Rebecca Sugar, já foi mega premiada! Muito legal uma mulher, muito jovem (nascida em 1987) dominando a cena da animação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia *0* Siim, sim, muito bacana.

      Excluir
  6. Ótima análise. Eu gostei muito deste desenho também (mais do que de Hora de Aventura). Um fato que acho interessante é sobre a relação amorosa de duas gem's (que não direi quem são para não dar spoiler) pois apesar de terem aparência feminina elas não tem gênero definido, então o que em termos humanos pareceria lesbianismo, não pode ser considerado como tal e por isso tá livre pra passar no desenho. Prova de que Rebecca Sugar é muito esperta!!!

    ResponderExcluir

Instagram Jéssica

Comentários Recentes