, ,

[Resenha] Garota Exemplar - Gillian Flynn

16:33



Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Categoria: Policial, suspense, drama
Páginas: 448


No quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado mas ela estaria contando toda a história?
Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar.



Falar sobre o livro Garota Exemplar é algo relativamente complexo. Digo isso porque o livro trata mais do que de um simples casamento, os segredos que o assombram e o sequestro de uma esposa infeliz; mas trata da natureza humana como um todo, das várias camadas que cada um de nós pode ter e não apenas aquela característica básica: bom ou mau.

O livro é dividido em três partes, sendo que nas duas últimas é impossível não ficar perplexo com tamanha genialidade de Gillian Flynn. Somos apresentados aos fatos em capítulos alternados na visão de Nick e Amy e isso faz com que logo tomemos um partido, porém sempre com um pé atrás, já que cada um dos cônjuges culpa o outro pelo casamento turbulento. 


Mas a estória dá voltas e tomamos um choque ao saber da verdade e entrar na mente de um ser perturbado e controlador que planejou cada passo de um plano impecável, que enganou a todos e principalmente o leitor. 

Diferente de muitos livros onde o final é previsível e a abordagem sobre o psicológico das   personagens femininas é rasa e recheada de estereótipos, Garota Exemplar nos dá novas perspectivas sobre o comportamento humano, abrangendo minuciosamente as relações amorosas e de poder, além do real "Felizes para Sempre"...



Minha vontade é descrever cada capítulo a fundo e dizer as sensações que eles provocaram em mim, mas nem sei poderia colocar em palavras a forma como esse livro me abalou. Terminei de ler e ainda fiquei pensando em todos os conflitos por horas, tentando digerir o final tão mais simples e diferente do que parecia seria, mas ao mesmo tempo tão digno dos personagens que foram trabalhados de uma forma tão única.


A relação de Nick e Amy é doentia e ao mesmo tempo super comum: pessoas presas em casamentos por comodidade e pela ideia do que outro era quando o casal se conheceu. A adaptação cinematográfica conseguiu transmitir brilhantemente toda essa angustia que o livro expôs e mesmo pra quem leu o livro primeiro - como eu - não tem como se decepcionar ao assistir o filme. 



Garota Exemplar é uma obra perturbadora justamente por ser tão parecida com a vida real, por nos mostrar o quanto somos egoístas, o quanto nos acomodamos e o quanto erramos às vezes no simples intuito de acertar. Tanto o livro quanto o filme são de deixar qualquer um de queixo caído.









Você poderá gostar também de:

12 comentários

  1. Li e ouvi tanto spoiler desse livro, mas a minha vontade de ler não diminuiu. Quase olhei o filme... Acho que esta na hora de adquirir um exemplar para mim XD

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas do jeito que o livro é bom, não me admiro sua vontade não ter diminuído haha. Eu já comecei lendo sabendo de uma coisinha, mas foi um spoiler bem leve. Me surpreendi demais com esse livro. Siiim, está super na hora hahaha

      Excluir
  2. Adorei o post, suas observações foram muito válidas. Eu vi o filme e agora estou lendo o livro porque foi o sugerido no Book Club esse mês, mas já queria fazer essa leitura faz tempo. Confesso que estou achando o começo meio parado, tem divagações demais, mas levando em consideração o que vi no filme tenho uma sensação de vai melhorar e muito mais pro final.
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaai também participo de um club book, é tão tudo haha. E também tive essa impressão do livro no começo, era tanta divagação que eu já tava me perguntando o que tanta gente tinha visto de tão WOOOOW nele, aí na segunda parte fiquei vidrada, não consegui largar mais o livro.

      Beijo Ceci

      Excluir
  3. Parece ser ótimo!

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Até hoje não consegui escrever um post sobre esse livro por não conseguir expressar direito todas as minhas impressões e sentimentos por ele. É realmente um livro espetacular. Concordo muito com você em relação ao fato do livro ser tão perturbador por parecer com a vida real, pois foi exatamente isso o que mais me incomodou quando li. Os personagens são tão humanos e verossímeis que eu até fiquei meio paranoica e comecei a analisar todas as relações pessoais ao meu redor hahaha. Agora estou louca pra ler o Objetos Cortantes! Espero conseguir comprar em breve.

    (http://alemdascontradicoes.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAH também fiquei nessa paranoia de começar analisar minha vida e as pessoas ao meu redor. E demorei horrores pra conseguir fazer essa resenha sair justamente por isso, tem muita coisa que eu gostaria de ter dito, buuuut no spoilers ne haha

      Excluir
  5. Fiquei muito curiosa sobre esse livro agora. Esse tipo de livro é aquele que vc pega e só consegue levantar quando terminar. Eu adoro livros de magia, mundos encantados, mas sempre precisamos tomar um pouco de realidade e é ótimo quando vem junto com uma história interessante. Realmente fiquei interessada no livro, ótima resenha.
    Bju
    Jeh

    www.umageekdescolada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cooom certeza. Ficava horas de madrugada sem conseguir largar ele *__*'. E obrigada flor

      Beeijos

      Excluir
  6. Gostei muito da sua resenha. Eu já vi o filme o filme e fiquei tipo MEU DEUS, COMASSIM GENTE QUE DOIDEIRA. hahahaha
    Beijos!
    Acídia 28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, bem desse jeito mesmo. Muita doidera KKK

      Beijos

      Excluir

Instagram Jéssica

Comentários Recentes